Instituto Pensar - Casados: Tecnologias Digitais - Inteligência Artificial.

Casados: Tecnologias Digitais - Inteligência Artificial.

por Farid Farah em São Francisco 08/11/2018.


O "casamento" das tecnologias digitais e da inteligência artificial (IA) é visto com ceticismo pelo público. Suspeitas e medos, opiniões que transmitem cenários extremamente negativos, até o iminente cataclismo, não são incomuns.

Mas a realidade é que os "casados" são benignos e que qualquer risco, se algum risco, é para os usuários (incluindo o estado) e o que eles poderiam fazer com essas inovações tecnológicas.

E, como prova, muitos agentes de transformação digital em todo o mundo aproveitaram os benefícios desse casamento altamente tecnológico em áreas como saúde, defesa, comércio, finanças, comunicação e indústria.

Por exemplo, a IA está fazendo melhorias significativas na taxa de sobrevivência de vidas humanas através da aceleração de diagnósticos médicos e processos de tratamento, bem como na robotização de unidades militares envolvidas em combate e automação. controle de investimentos e sistemas de logística e transporte. Em termos de comunicação de voz, a combinação de AI e digital proporcionou acesso mais rápido ao conhecimento e soluções para problemas e situações complexos.

Melhor, esta associação preencheu as lacunas das estruturas da indústria 3.0. De fato, aspectos da Indústria 4.0 dependem fortemente do uso reduzido de energia e materiais tradicionais, com reciclagem e reutilização dos elementos da cadeia de produção.

A Indústria 4.0 engloba tecnologias-chave: novos materiais criados pela biotecnologia e nanotecnologia; sua transformação em produtos via robótica, engenharia aditiva e programação de hardware e a Internet das Coisas (IoT), tornando cada elemento conectado e comunicativo com inteligência distribuída integrada em seu uso.

Mas que lição recordar de todas essas inovações e associações tecnológicas? A combinação de digital e inteligência artificial descobrirá novos materiais e novas estruturas, ao mesmo tempo em que ganhará a capacidade de resolver problemas além das habilidades humanas.

Perguntado se o duo "Digital-IA" ajudar a humanidade a superar os desafios que enfrenta, como a crescente escassez de água de alimentos, combustível e energia e matérias-primas, resposta não está resolvida. Mas o "fato consumado" imposto por essa dupla trará inteligibilidade a qualquer forma de mudança ...



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: